Orientamos Trabalho de TCC!!!!

            Na quarta-feira último dia 21.11.2007 foi submetido à banca de avaliações o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC dos nossos alunos Marlon  Guliani e Luciano Rodrigues de Souza, alunos do 10º Termo de Engenharia Mecatrônica do UniSalesiano de Araçatuba/SP na qual participamos na orientação deste trabalho. Participaram da Banca Avaliadora os Professores Mestres Adriano Borges e Odilon Caldeira. O projeto, consiste no Estudo e Atualização de uma Prensa Hidráulica utilizada para confecção de estampas metálicas que agrega os Tanquinhos de Lavar Roupa COLORMAQ, um dos produtos de fabricação da Indústria Color Visão do Brasil , também situada em Araçatuba/SP. Trata-se de um trabalho real de Engenharia e inédito, pois transcende TCC´s convencionais já que houve a implementação prática que ocasionou melhorias no performance não só no processo em que estava inserido a atividade do equipamento, mas devido à sua ação comprometedora, de toda a cadeia produtiva. Abaixo está descrito o Resumo do Trabalho.

RESUMO

Neste trabalho apresenta-se o projeto de otimização do painel de controle de uma prensa hidráulica automática utilizada em atividade de estamparia industrial. Este equipamento apresentava um alto índice de paradas inesperadas devido a problemas nos reles eletro mecânicos do painel de controle que eram acoplados a estrutura física da maquina. Esses fatos levaram-nos a questionar se a aplicação dos relés eletromecânicos neste tipo de equipamento que é sujeito à vibração mecânica, durante a sua operação. Após uma investigação inicial, constatou-se que os relés eletromecânicos danificaram-se devido ao curto-circuito entre os seus contatos, causados pela vibração da prensa hidráulica. Portanto, iniciou-se a concepção de um projeto de adequação do painel de controle através da substituição dos relés eletromecânicos por relés de estado sólido, e o desenvolvimento de um controlador lógico programável, utilizando o microcontrolador Intel 8051.

Como houve problemas na confecção artesanal da placa de circuito impresso de dupla face, optou-se por manter o mesmo CLP que estava instalado na prensa hidráulica.

A instalação do painel de controle foi efetuada em uma estrutura independente, reduzindo assim esforços sobre os componentes eletrônicos devido à vibração da prensa hidráulica.

Para sinalização do funcionamento do painel foram instalados leds, conectados aos atuadores das válvulas da prensa hidráulica para monitorar o seu estado de funcionamento, melhorando assim a detecção de eventuais defeitos.

Depois de executadas todas as modificações, não houve nenhuma parada inesperada ou falha no sistema de controle da prensa hidráulica.

A principal característica deste projeto é a fácil implantação de acordo com as necessidades da máquina, podendo servir também outros equipamentos a serem automatizados, sendo ideal para indústrias que estão se reorganizando para atender as necessidades atuais de aumento de produtividade, qualidade, e flexibilidade. “

 

Banca do TCC - Professores Mestres: Francisco Antonio de Sousa-Coordenador do TCC; Getúlio Teruo Tateoki-Orientador; Adriano Borges - Avaliador 1; Odilon Caldeira - Avaliador 2

Professor Getúlio Teruo Tateoki e Marlon Guliani junto ao painel de comando implementado.

     Voltar