Idéia Simples – Soluções Práticas 

Agitador para corrosão de Placa de Circuito Impresso

        Muitos dos nossos alunos tem nos questionados quanto à utilidade e aplicabilidade prática da eletrônica no nosso cotidiano. Para isso, elaboramos um projeto que se destina à aqueles que fazem montagens de circuitos eletrônicos com uma certa regularidade seja para elaboração de protótipos com fins caseiros, industriais e até mesmo para trabalhos escolares. Trata-se de um agitador de placa de circuito impresso que faz agilizar o tempo de corrosão do mesmo de 30 a 40 minutos.

Como pode ser observado na figura 1 e 2, neste projeto, foi utilizado um drive de CD-ROM ou DVD-ROM já fora de uso no qual fora aproveitado somente a parte mecânica que movimenta a bandeja do conjunto. Para o seu acionamento, foi elaborado um circuito eletrônico que faz rodar ciclicamente o motor DC em um sentido e outro, fazendo assim que a bandeja que transporta o CD-ROM se movimente de um lado para outro indefinidamente.O seu funcionamento pode ser visto aqui.

O circuito eletrônico é composto de uma fonte conversor DC de tensão de entrada de 0-12V e saída 6+V-0- 6+V e de um outro que temporiza a inversão de tensão aplicado no motor conforme mostra o esquema elétrico da figura 3 e 4. Portanto, para sua alimentação foi utilizada uma fonte contínua de 12V.As fotos da figura 3 e 4 mostra o detalhe do equipamento e seu funcionamento pode ser visto aqui.

 

Figura 1- Foto do Agitador de placa de Circuito Impresso

Figura 2 - Foto da Fonte e do circuito acionador do drive de CD-ROM

 

Figura 3 - Circuito eletronico acionador do Drive de CD-ROM

Figura 4 -  Fonte 6-0 - 6V do circuito acionador 

Obs: Clicar na figura para vê-la de forma ampliada

     Voltar