Já definimos a linha de atuação para Tese de Doutorado!

No dia 27.03.2008, foram definidas conjuntamente com o nosso professo orientador Prof. Dr. Jozué Vieira Filho a linha atuação e de trabalho para o Doutorado. Será sobre o erro e tratamento de canal em Transmissões Digitais.

Em sistemas de comunicação digital, há hoje diferentes técnicas de modulção (QAM, DPSK, etc.). Além disso, existem os sistemas de codificação, seja da fonte de informação digital ou do canal de comunicação. Quando isto ocorre, é feito o cálculo da probabilidade de erro. Cada sistema pode ter sua probabilidade de erro calculada. Iremos verificar como isso muda com a codificação do canal. Estamos traçando a linha de trabalho tendo já como início:

1 – Estudo dos esquemas básicos de modulação digital mais usados;

2 – Estudo da codificação de canal;

3 - Entendimento a parte de cálculo e simulação de probabilidade de erro (também chamada de Taxa de Erro de Bit - BER).

            Para tanto, depois de algumas pesquisas na Internet, encontramos no site do Prof. Dr. F.C.C. De Castro da PUC-RS, sem dúvida nenhuma, uma boa fonte de pesquisa onde contém muito artigo de publicações e trabalhos relacionados, inclusive  vários livros completos de sua autoria, onde desde já estamos procurando assimilar ao máximo todo o seu conteúdo. O endereço do site é:

                                           http://www.ee.pucrs.br/~decastro/

 

     Voltar